Tributo ao Rei do Rock " Elvis Presley" - Web Rádio CDNILWS Web Rádio CDNILWS

Uncategorized

Tributo ao Rei do Rock ” Elvis Presley”

Tributo ao Rei do Rock ” Elvis Presley”

Ronaldo F. Lima

agosto 19th, 2017

No comments

Fãs de Elvis Presley prestam homenagem ao cantor

Tradicional vigília, nos Estados Unidos, lembrou os 40 anos da morte do ‘Rei do rock’

Lisa Marie, filha de Elvis, segura uma vela em homenagem ao pai

Lisa Marie, filha de Elvis, segura uma vela em homenagem ao paiKaren Pulfer/Reuters

Os 40 anos da morte do cantor Elvis Presley foi lembrado nos Estados Unidos com a tradicional vigília em Graceland, casa onde ele morava, em Memphis, nos Estados  Unidos.

A filha do cantor, Lisa Marie, participou das homenagens ao pai, que morreu no dia 16 de agosto de 1977 vítima de ataque cardíaco. 

No Brasil, músicos falaram sobre a importância e a influência de Elvis Presley para o rock.

Suppla:

— Elvis foi fantástico. Uma voz de veludo, o primeiro cara a sair rebolando de verdade. Totalmente influenciado pela música negra, música gospel, rockabilly. E ele acabou fazendo o seu próprio estilo. Little Richard, um dos inventores do rock, falava que a apresentação do Elvis era ‘dynamite’! Eu fui muito influenciado pelo Elvis, na sua forma de cantar, na sua forma de agir. ‘Long live to the king!’

Francisco Gil, guitarrista da banda Sinara:

 

— O Elvis surgiu em uma época em que o rock’n roll estava nascendo nos guetos negros, muito por conta do Chuck Berry e uma galera do blues migrando para o rock, com guitarras mais distorcidas e tudo mais. E por ser aquela figura cinematográfica que era, o Elvis contribuiu muito para o rock ganhar essa evidência. Acho que a grande contribuição dele foi a construção da imagem, porque o rock tem uma coisa visual que vem junto com ele. Elvis virou uma espécie de símbolo com aquela postura, com o jeito no palco. Essa postura está nas raízes do rock e chega até hoje. Ele tem uma grande influência no jeito, na postura, no comportamento.

João Suplicy:

​— Ouvi muito Elvis quando criança, porque meus irmãos, mais velhos que eu, ouviam bastante, então desde cedo eu também ouvia e gostava. Já na adolescência percebi que meu tom de voz combinava muito com o repertório dele, então eu cantava várias daquelas canções. Transforma-las em Bossa Nova para o CD que gravei em parceria com Roberto Menescal foi maravilhoso e como eu tinha familiaridade com os dois universos tudo fluiu com muita naturalidade. É difícil mensurar isso, até porque, além da influência direta dele, também fui influenciado por outros artistas que ele influenciou, incluindo os próprios Beatles e tantos outros. Ele trouxe muito da música negra para um mundo que era totalmente dominado pelos brancos. A coisa era muito segregada naquela época e Elvis ajudou a quebrar isso. Acho que isso ia acabar acontecendo em algum momento, de qualquer forma, mas foi ele quem chegou arrombando a porta. Além disso, quando ele apareceu, causou enorme desconforto pra quem prezava pelos bons costumes familiares…aquele rebolado era super transgressor. Hoje se tem muito a imagem do Elvis de Las Vegas ou dos filmes, mas quando ele surgiu representava algo totalmente rebelde e diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver.

Lucas Santtana:

— Elvis é uma das grandes figuras da cultura pop do século 20. Foi o ícone branco e bom moço que a indústria musical precisava para vender um tipo de música e de dança que era feita pelos negros americanos no ‘underground’. Independente disso era um grande cantor e performance. Fez poucos filmes bons e muitos discos extraordinários, dentre eles How great thout art, em homenagem a sua mãe.

 

Fabrício Zava:

— Não é só para o Rock. Apesar de ser considerado o “Rei do Rock and Roll”, vejo a importância de Elvis Presley não só para o Rock, mas em toda música e na performances de outros artistas no palco. Elvis era um excelente musico, tinha uma extensão vocal invejável, timbre inconfundível e um grande conhecimento o que lhe dava domínio da sua performance vocal e musical, mas não é só para o Rock que atribuo a importância e influência desse grande artista, mesmo não sendo especialista em Elvis Presley e não trabalhar especificamente com Rock, encontro inspirações musicais e performáticas no legado desse ícone da musica popular para o meu trabalho e provavelmente o mesmo acontece com tantos outros músicos e artistas. É bom lembrar que Presley também se preocupava com sua imagem e performance, ou seja, no palco ele era um personagem, o “galã” com atitudes de moço “bad”, isso com bem poucos recursos se comparado ao que temos hoje em termos de tecnologia, usava basicamente o corpo, atitudes extravagantes, interpretações e danças ousadas, o que influenciou toda a música Pop americana e mundial em sua teatralidade e produções grandiosas. Não é atoa que o tal “galã” era ator e despontou também no cinema. Seu trabalho não se restringia apenas a música, tinha uma visão comercial do próprio trabalho, o que também o tornava um excelente produtor do seu próprio trabalho, a comprovação de todo esse domínio e inovação é o estrondoso sucesso que reverbera até hoje

Matéria:

R7

Tributo ao Rei do Rock ” Elvis Presley”

Imagem de Capa:

Elves Presley Ano 1970

Gooogle

Mais uma da Sua..

Webradiocdnilws

Comments are closed.